Notícias | Do que seu filho se alimenta ao acordar

Do que seu filho se alimenta ao acordar

Do que seu filho se alimenta ao acordar?

A importância do café da manhã para as crianças

Uma refeição matinal bem feita, em primeiro lugar: previne a obesidade e contribui para um melhor desempenho na escola; segundo: ajuda a formar o hábito de alimentar-se de maneira saudável durante toda a vida; terceiro: fornece os combustíveis necessários para o cérebro funcionar adequadamente durante o período escolar, afinal uma criança bem alimentada diminui o risco de hipoglicemia ( queda do nível de glicose no sangue), além de garantir maior capacidade de concentração durante as aulas.

Não se deve deixar que as crianças iniciem o dia sem quebrar o jejum, mesmo sob o argumento que estejam inapetentes, pois o café da manhã é importante para repor os nutrientes que foram absorvidos pelo organismo durante a noite de sono e garantir que o corpo desempenhe suas funções adequadamente. Dependendo da atividade da criança no período da manhã, inclusive nas aulas de Educação Física, ela terá menos disposição, ficará mais cansada e demonstrará queda no seu desempenho. Além disso, despertando nas crianças o hábito de realizar corretamente suas refeições, minimizamos a probabilidade de desenvolvimento de algum distúrbio alimentar.

Dados de uma pesquisa realizada recentemente, apontaram que 80% dos professores já presenciaram mal estar físico dos alunos no período da manhã. As principais queixas apresentadas: tontura, dor de cabeça, enjoo, palidez e fraqueza. Mesmo crianças saudáveis que nunca apresentaram nenhuma deficiência nutricional grave, podem apresentar os sintomas mencionados se ficarem muitas horas sem se alimentar.

Proporcionar um café da manhã equilibrado e nutritivo evita que seu filho compense comendo exageradamente nas refeições posteriores. Mas afinal, o que deve fazer parte de um café da manhã equilibrado para seu filho?

Como exemplo de um café da manhã nutritivo com todos os grupos de nutrientes: carboidratos ( pães, cereais, biscoitos, tapioca, torrada), proteínas ( leite, iogurtes, requeijão, queijos, ovos mexidos) e frutas ( em suco ou in natura – vitaminas, minerais e fibras)

 

 

Segundo nossa aluna Thayná Kornfeld da Silva ( 9º ano B),

“ Todas as pessoas falam que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, mas quase ninguém sabe o porquê...

Bem, o café da manhã deveria ser a refeição mais reforçada, pois sendo a primeira refeição do dia, ela tem como função fornecer energia para – no caso do aluno – o período escolar. Pão, cereal, leite, ovo, iogurte, queijo e frutas são exemplos de alimentos fontes de proteína, carboidrato e vitaminas essenciais para um café da manhã rico em nutrientes, saudável e equilibrado.”

Texto: Leandro Savarino – professor de Educação Física, colaboração Thayná Kornfeld, aluna do 9º ano B

 

Professor Leandro Savarino

Educação Física

Especialista em Psicomotricidade e Desenvolvimento Neuropsicomotor

Cref 131876-G/SP